Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ODONTOLOGIA NA GRAVIDEZ


Muitas mães não têm a chance de fazer seus filhos crescerem sem cáries, pois simplesmente desconhecem que exista uma postura de prevenção e que ela é determinante neste processo. A chave para a mudança de comportamentos está na educação em saúde. Através dela, a futura mamãe poderá ampliar seus conhecimentos e responsabilizar-se pelos cuidados essenciais à manutenção da saúde bucal. O dentista trabalha no sentido de conscientizar a gestante sobre os cuidados com a saúde bucal materna e sua relação com o futuro bebê.

A crença que a mulher tem saúde abalada como situação inevitável durante a gestação pode ser um fator de dificuldade para a procura de cuidados odontológicos durante a gravidez. Por outro lado, há dentistas que, analisando o risco x beneficio, podem estar ainda defendendo a filosofia “somente emergências” para o tratamento de gestantes. Esta filosofia não é mais apropriada atualmente. As gestantes precisam de mais atenção odontológica, não menos. E isto é especialmente verdadeiro quando estamos falando de Odontologia Preventiva.

Este atendimento odontológico a gestantes consiste em:
- Descontaminação bucal com substâncias antimicrobianas;
- Aconselhamento dietético para saúde bucal materna / infantil;
- Aplicações de flúor de acordo com as necessidades individuais;
- Remoção de irritantes locais, como por exemplo, restaurações com excesso que possam estar agredindo a gengiva;
- Educação para a saúde a partir da realidade individual da gestante;
- Intervenções clínicas quando necessárias.


Toda mulher gestante deve incluir, na sua rotina de exames pré-natais, a avaliação odontológica para manutenção de sua saúde bucal e prevenção de intercorrências infecciosas que possam prejudicar a si e ao feto em formação.

O cirurgião-dentista está apto a fornecer várias orientações a respeito dos cuidados preventivos quanto à higiene dental, restrição do consumo de alimentos ricos em açúcar e transmissibilidade de cárie e outras doenças bucais de mãe para filho.