quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Use Fio Dental

A higiene bucal é essencial para quem anseia por dentes brancos, limpos e saudáveis. E além da escovação diária, após todas as refeições, é preciso utilizar fio dental, pelo menos uma vez por dia, para que você evite cáries, tártaro, entre outros problemas em seus dentes.
Muitas pessoas escovam seus dentes corretamente, ao acordar, após as refeições, ao ir dormir, enfim, e até utilizam enxagüantes bucais, porém não são todos os que utilizam o fio dental, o que pode ocasionar em muitos problemas. A escova de dente não consegue entrar no meio dos dentes, e por mais que você possa tentar, nunca a mesma deixa seus dentes totalmente limpos. Por isso é que existe o fio dental, feito para que sua boca possa ficar cada vez mais limpa.
Se um indivíduo fica muito tempo sem utilizar fio dental, não tem como o mesmo não ter mal hálito, sem falar em problemas como cáries, gengivite, periodontite, que são mais graves ainda. Evite placa bacteriana e doenças da gengiva, utilize o fio dental, além de todos os cuidados essenciais para a higiene bucal.

Qual a maneira correta de usar o fio dental?
Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:
·        Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
·        Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
·        Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
·        Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
·        Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio dental. Com o uso, esses sangramentos devem cessar. Caso contrário, consulte seu dentista.

Que tipo de fio dental devo usar?
Há dois tipos de fio dental:
·        Fio de nylon (ou multifilamento)
·        Fio PTFE (monofilamento)
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.