Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Anti-sépticos Bucais




Anti-séptico bucal, Colutório, enxaguatório ou ainda enxágüe bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral. Anti-séptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes.

O seu uso diário pode evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite, entre outros. Alguns produtos disponibilizam doses extras de flúor e/ou contém agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contém álcool e outros que não. O uso prolongado dos anti-sépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental.

O papel do anti-séptico bucal como complemento à ação mecânica de higiene oral
A eficácia dos anti-sépticos bucais com propriedade para prevenir enfermidades, validando-os como aliados essenciais para o complemento da higienização bucal diária.Com o manejo eficiente e tempo adequado para o uso do fio dental e da realização da escovação, assim como a escolha do anti-séptico bucal adequado, são processos fundamentais para garantir uma saúde plena, tanto da boca quanto do organismo.
Os Enxaguatórios Bucais são divididos em dois grupos:
  • Fluoretados: Apresentam em sua composição, um alto índice de flúor. São usados para prevenir a cárie e diminuir a sensibilidade dentinária.
  • Anti-Microbianos: Apresentam em sua composição, substâncias que inibem a instalação e a proliferação de bactérias. É muito usado para assepsia no "pré" e "pós" operatório.
O seu uso deve ser recomendado pelo seu dentista, para se evitar efeitos colaterais, tais como: alteração do paladar, coloração dos dentes e maior calcificação da placa bacteriana, causando índice elevado de tártaro.


Agentes Anti-sépticos: Clorexidina, Sais de Íons Metálicos, Compostos Fenólicos, outros.

Clorexidina
A natureza dicatiônica da clorexidina permite a sua ligação a tecidos duros e moles na cavidade bucal; possui alta substantividade (capacidade de permanecer ativa na cavidade bucal) a seguir, é liberada com o decorrer do tempo, produzindo um efeito bacteriostático contínuo. Foi demonstrada a eficácia dessas soluções, quando utilizadas duas vezes ao dia, na redução da formação da placa e gengivite. Altera a aderência e modifica a parede celular da bactéria, promovendo sua lise. Os principais efeitos colaterais consistem na pigmentação dos dentes, aumento da formação de cálculos e alteração do paladar.

Sais de íons Metálicos
Compostos a base de cobre, estanho, zinco e prata; representam uma alternativa ao controle químico da placa bacteriana.
Tem substantividade e efeitos clínicos e microbiológicos semelhantes aos da clorexidina, porem maiores efeitos adversos.
Possuem natureza iônica positiva que da aderência a estrutura bucal ficando ativo por tempo prolongado;

Compostos Fenólicos
Apresentam-se para uso odontológico como óleos essenciais e triclosan;
Triclosan: - praticamente não apresenta efeitos adversos e pode ser incorporado a dentifrícios; apresenta pouca substantividade compensada por adição de citrato de zinco ou copolímero; é um agente bacteriostático com amplo espectro de atividade sobre bactérias Gram positivas e a maior parte das Gram negativas, e menor atuação contra Pseudomonas, leveduras e fungos.

Outros agentes anti-sépticos
Oxigenantes, enzimas, octapinol.

Flúor
Não é uma substância anti-séptica, porem é utilizado nos enxaguatórios bucais, pois auxilia na remineralização do esmalte dos dentes. Nem sempre está presente nos enxaguatórios bucais.

É importante que, em caso de dúvidas, seu dentista seja consultado para que ele possa esclarecê-las e indicar o enxaguatório bucal ideal para o seu caso.
Portanto, não se esqueça que o enxaguatório bucal é um complemento importante da sua escovação dentária diária, devendo ser utilizado pelo menos uma vez ao dia.