Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Higiene Oral

Como este blog está em seu início, achei interessante abordar temas básicos da Odontologia e de grande importância, de uma forma simples e direta!

Remover a placa bacteriana é a meta principal da higiene da boca.
Existem muitas maneiras de escovar os dentes, mas o importante é limpar TODOS os lados de TODOS os dentes, sempre pensando no principal: remover a placa. O fio dental completa o trabalho da escova, pois limpa onde ela não alcança: entre um dente e outro.

1-      O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana é composta de bactérias vivas e restos alimentares, que aderem aos dentes provocando a cárie dentária e doenças da gengiva.
Apresenta-se como uma massa esbranquiçada nos dentes.
Podemos senti-la também quando passamos a língua sobre os dentes.

2-      Como a placa bacteriana causa cárie?
A partir do consumo de açúcares, a placa bacteriana produz ácidos que descalcificam o esmalte-dentário.

3-      Como a placa bacteriana causa a doença da gengiva?
A placa bacteriana agride a gengiva, deixando-a avermelhada, inflamada e com tendência ao sangramento espontâneo. Se a placa não for removida acontece a sua calcificação, chamada tártaro. Quando nossa gengiva sangra facilmente, ao mínimo toque ou na escovação normal, estamos diante de uma inflamação e não significa que ela esteja machucada.

4-      Como reduzir a placa bacteriana?
Devemos fazer uma boa limpeza dos dentes com uma escova adequada (macia) e fio dental. O fio dental é utilizado para limpar entre os dentes, onde normalmente a escova não alcança. Esta limpeza deve ser realizada após as refeições e, principalmente, antes de dormir.