Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SoundBite: escutando pelos dentes

Com certeza você já viu alguns aparelhos que auxiliam a audição, aqueles que ficam presos por detrás da orelha e enviam o som externo, amplificado, para dentro do ouvido. Pois bem, uma empresa pensou em outra forma de recuperar a perda auditiva de uma pessoa, desta vez a idéia é de utilizar o dente para enviar o som.

Pode parecer um tanto estranho imaginar que o som pode ser sentido pelos dentes, mas o SoundBite funciona realmente desta forma. A parte externa, que fica presa na orelha como em um aparelho convencional, recebe o som com um pequenino microfone e converte em dados que são recebidos pela outra metade do sistema, que fica no fundo da boca, presa aos dentes. Este então transforma a informação recebida, sem fios, em vibrações que são facilmente compreendidas pela parte interna de seu ouvido. Segundo a empresa, estas vibrações são imperceptíveis para os usuários.
Nosso ouvido naturalmente já funciona assim. A parte interna, onde não devemos visitar com nada como tampa de caneta ou lápis, decifra as vibrações que o tímpano recebe e interpreta com a cóclea, pequena estrutura em forma de concha e recheada de pequenos cílios que interpretam as vibrações e as transforma em sinais elétricos que são enviados ao cérebro.
Todo o sistema funciona com auxílio de baterias recarregáveis, que podem utilizar uma tomada convencional.
O aparelho ainda não está disponível para o comércio nos Estados Unidos, onde foi criado, mas já recebeu autorização da FDA (Food and Drug Administration, Administração de Comida e Drogas, órgão similar com a nossa ANVISA) para a venda.