Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Antibiótico Causa Cárie?



Existem muitos mitos que rondam a Odontologia, e este é um deles! Os antibióticos não são causadores de cárie e nem enfraquecem os dentes. Eles são prescritos quando uma infecção está presente e esse irá atuar combatendo os agentes causadores dessa infecção, as bactérias.

O grande problema é o alto teor de açúcar em vários medicamentos para o público infantil, torando o remédio “mais docinho” e melhor aceito pela criança. Some isso ao fato de que durante o período em que a criança está debilitada, seja por mimo, estresse ou excesso de zelo, os pais costumam afrouxar algumas ordens diárias e entre elas pode estar a exigência de uma eficiente higiene bucal.  O medicamento sendo administrado a cada oito horas e sem uma higiene adequada pode ser uma combinação perigosa!

A cárie é uma doença multifatorial, basicamente causada pela presença de microorganismos (bactérias) + consumo de alimentos ricos em açúcar + higiene inadequada + longos períodos sem higienização (por exemplo: dormir sem escovar os dentes, ou lanchar a tarde e só escovar após o jantar) + baixa salivação.

No entanto existe um tipo de antibiótico, o Tetraciclina, que pode causar manchas acizentadas na superfície dos dentes. Exatamente por causa disso, a prescrição desse tipo específico de antibiótico tem sido evitada para crianças e gestantes, pois ele poderia afetar a formação óssea e dental do feto e manchar os dentes das crianças em fase de crescimento que estão trocando os de leite pelos permanentes.

Para evitar os danos causados por remédios excessivamente açucarados em crianças deve-se sempre cuidar da higiene bucal. Logo que o remédio for ingerido é importante fazer uma escovação dos dentes para a remoção dos resíduos que possam ter ficado na boca. Em bebês que ainda não possuem dentes também deve-se realizar a higienização da boquinha com uma fralda ou gaze umedecida com água filtrada.

Portanto, os antibióticos não causam cárie, mas o acúmulo de açúcar e a falta ou a má higienização bucal sim! 
.....................................................................................

Dra. Suelen Franco Rodrigues

Cirurgiã-Dentista CRO/RS 21492
Especialista em Endodontia