Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

Fotografia Digital na Odontologia

As vantagens do emprego da fotografia digital na odontologia são muitas. As fotografias são essenciais para a documentação clínica e são recursos valiosos quando se trata da especialidade Ortodontia.
As fotografias extra e intrabucais são necessariamente feitas pré e pós-tratamento, mas podem ser realizadas durante, permitindo uma avaliação da evolução do tratamento.
As fotografias podem servir para publicações científicas, conferências, cursos, levando os resultados e as informações aos profissionais da área com riqueza de detalhes.
Também se pode motivar o paciente a receber um determinado tratamento, mostrando-lhe fotografias pré e pós-intervenção.
As câmeras digitais convencionais consideradas não-profissional, necessitam de algumas adaptações para um melhor resultado das fotografias intrabucais. Como também é necessário que o profissional saiba manipular a câmera digital.
A iluminação do ambiente é muito importante para se obter boas fotografias, mas em caso de fotografias intrabucais é necessário o recurso flash. O flash da câmera não é capaz de proporcionar uma iluminação adequada, formando sombras indesejáveis sobre dentes ou tecidos moles, além de alterar completamente a tonalidade e intensidade das cores dessas estruturas. A iluminação intrabucal deve ser feita com um flash circular.
O uso da macrofotografia, este recurso permite tirar fotos de dentes e bocas a poucos centímetros obtendo uma imagem em que o tamanho se torna próximo ao real. Contudo há a incoveniente condensação de vapor d’água sobre as lentes da câmera por causa da respiração do paciente, causando perda da qualidade da imagem, o ideal é o uso de lentes close-up que permitem tomadas intrabucais a aproximadamente 35cm da face do paciente, com a possibilidade de aproximação maior através do zoom da objetiva. O zoom da câmera é outro fator que devemos cuidar, ele pode ser empregado desde que seja óptico. O zoom digital produz efeitos de granulação nas fotos, perdendo qualidade da imagem.
O investimento necessário para a aquisição de um equipamento convencional para fotografias clínicas não pode ser considerado pequeno, se for considerado isoladamente. Mas os benefícios que a fotografia proporciona sobrepujam em muito este valor.

As vantagens das fotografias digitais são:
- possibilidade de visualização imediata da fotografia;
- repetição da fotografia, se necessário, no mesmo instante;
- as imagens não são afetadas pelo envelhecimento ou riscos;
- custo reduzido para a revelação digital;
- baixo custo para o armazenamento dos arquivos digitais.

As desvantagens são:
- necessidade de um certo conhecimento de informática para dominar os ajustes da câmera e a transferência de arquivos por ela gerados para o computador;
- investimento mais elevado em relação aos equipamentos convencionais;
- legalidade dos arquivos digitais.
Neste último item, o que se sugere é a impressão das fotografias de determinado caso e assinatura do paciente ou do responsável, com uma cópia arquivada em seu prontuário odontológico.

Sugestão:
Livro

Fotografia Odontológica - Marco A. Masioli