sábado, 29 de maio de 2010

Odontologia Moderna





A obra  “The Dentist” de 1622, feita pelo pintor holândes Gerrit van Honthorst. Em nada lembra a odontologia de hoje, mas é uma bela obra!
A Odontologia evoluiu drasticamente com o passar dos tempos, para a alegria de todos! Materiais, técnicas, equipamentos sofreram uma revolução. A informatização provocou esta revolução na odontologia com a incorporação da internet, sistemas computadorizados e outras tecnologias digitais, e o profissional não pode ficas apenas assistindo a essas mudanças. A informática e a tecnologia já estão totalmente integradas ao dia-a-dia das pessoas, não há dúvidas, e na Odontologia não poderia ser diferente. Além disso, está bem claro que a dependência destas ferramentas só tende a aumentar, tornando-as necessárias. 
A Odontologia atual está em tal estágio de evolução tecnológica que nos é aberto um grande leque de opções para solucionar os mais diversos e complexos casos clínicos. É uma maravilha podermos dispor dos mais inúmeros materiais e equipamentos odontológicos para promover a saúde bucal de nossos pacientes, trabalhando nas mais diversas especialidades odontológicas com estes incríveis recursos a nossa disposição. 
Contudo quem realmente faz a Odontologia é o profissional. Os avanços tecnológicos não dispensam um profissional capacitado. A técnica e a tecnologia vem para nos embasar o bom senso e o raciocínio.
O cirurgião-dentista do futuro será um profissional ainda mais íntimo da informática se for dada a devida atenção à área no presente. O sucesso no futuro da odontologia dependerá da sua capacidade de responder às necessidades de saúde bucal e saúde geral da população e agir de maneira preventiva, para incorporar de maneira eficaz novas tecnologias e novos conhecimento à prática clínica e assumir um papel de liderança no movimento de globalização. 

O antigo

O moderno